sexta-feira, 30 de março de 2007

Futsal - Um sonho Olímpico

Todos se perguntam sobre quais são as chances do futsal fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres, Inglaterra. A resposta pode parecer uma notícia triste para o salonismo mundial. Participar de um evento tão importante requer quebrar barreiras intransponíveis num primeiro pensamento.
Para 2012, o programa está praticamente fechado e quando houve, em Cingapura 2005, a escolha da sede, também houve a votação dos jogos que nele participariam. Infelizmente o futsal não foi cogitado.


As modalidades esportivas que pleitearam o direito de fazer parte do programa, também perderam a batalha e não conquistaram o "status" de esporte olímpico.

O futsal não será considerado um esporte olímpico, mas um evento olímpico dentro do futebol. O futebol de campo já é olímpico desde os primórdios da organização do evento. Sua Federação Internacional, a FIFA, é uma das maiores organizações esportivas do mundo. Já o futsal passou por inúmeras transformações, mudanças nas regras do jogo, mudanças na direção mundial, passando a ser regida pela FIFA e aos poucos conquistou seu espaço dentro da entidade e a popularização da modalidade começou a ser reconhecida.

A sua prática oficialmente atinge 140 países no masculino e 55 no feminino, na FIFA, existe a possibilidade de rapidamente crescer e desenvolver em mais 37 países afiliados a entidade do futebol.


Esporte não-olímpico


O futsal, ou futebol de salão, como queiram, não é um esporte olímpico. A sua federação, na qual é pertencente (FIFA), é uma entidade com esporte olímpico, o "futebol de campo". Passos rumo a sua entrada no programa:Com o crescimento do futsal no mundo todo e com a sua popularização, o futsal participou de momentos importantes da história recente do esporte.

Os jogos Sul-americanos, promovidos pela Odepa, tanto em 2002, no Rio de Janeiro, como em 2006, em Mar de Plata, na Argentina. Também participou dos Jogos da Língua Portuguesa, promovido pela ACOLOP - Associação dos Comitês Olímpicos da Língua Portuguesa. Inúmeros jogos asiáticos promovidos pela OCA - Olympic Council of Ásia . Com a participação nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, evento da Odepa, com certeza será um grande e decisivo passo para sua entrada no programa dos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário: