sexta-feira, 30 de março de 2007

Futsal - Um sonho Olímpico

Todos se perguntam sobre quais são as chances do futsal fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2012, que serão realizados em Londres, Inglaterra. A resposta pode parecer uma notícia triste para o salonismo mundial. Participar de um evento tão importante requer quebrar barreiras intransponíveis num primeiro pensamento.
Para 2012, o programa está praticamente fechado e quando houve, em Cingapura 2005, a escolha da sede, também houve a votação dos jogos que nele participariam. Infelizmente o futsal não foi cogitado.


As modalidades esportivas que pleitearam o direito de fazer parte do programa, também perderam a batalha e não conquistaram o "status" de esporte olímpico.

O futsal não será considerado um esporte olímpico, mas um evento olímpico dentro do futebol. O futebol de campo já é olímpico desde os primórdios da organização do evento. Sua Federação Internacional, a FIFA, é uma das maiores organizações esportivas do mundo. Já o futsal passou por inúmeras transformações, mudanças nas regras do jogo, mudanças na direção mundial, passando a ser regida pela FIFA e aos poucos conquistou seu espaço dentro da entidade e a popularização da modalidade começou a ser reconhecida.

A sua prática oficialmente atinge 140 países no masculino e 55 no feminino, na FIFA, existe a possibilidade de rapidamente crescer e desenvolver em mais 37 países afiliados a entidade do futebol.


Esporte não-olímpico


O futsal, ou futebol de salão, como queiram, não é um esporte olímpico. A sua federação, na qual é pertencente (FIFA), é uma entidade com esporte olímpico, o "futebol de campo". Passos rumo a sua entrada no programa:Com o crescimento do futsal no mundo todo e com a sua popularização, o futsal participou de momentos importantes da história recente do esporte.

Os jogos Sul-americanos, promovidos pela Odepa, tanto em 2002, no Rio de Janeiro, como em 2006, em Mar de Plata, na Argentina. Também participou dos Jogos da Língua Portuguesa, promovido pela ACOLOP - Associação dos Comitês Olímpicos da Língua Portuguesa. Inúmeros jogos asiáticos promovidos pela OCA - Olympic Council of Ásia . Com a participação nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, evento da Odepa, com certeza será um grande e decisivo passo para sua entrada no programa dos Jogos Olímpicos.

História do Futsal

O Futebol de Salão tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei. No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe.


As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo. Então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado. Por este fato o Futebol de Salão passou a ser chamado de "O Esporte da Bola Pesada".
Temos também a versão que nós, gaúchos, amantes deste esporte damos como a mais provável, o Futebol de Salão foi inventado em 1931 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu/Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de "Indoor-Foot-Ball".

Destaca-se em São Paulo o nome de Habib Maphuz, que muito trabalhou nos primórdios do Futebol de Salão no Brasil. O professor da ACM de São Paulo, Habib Maphuz no inicio dos anos cinqüenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto no âmbito interno da ACM Paulista.

Este mesmo salonista fundou a 1ª Liga de Futebol de Salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços e após foi o 1º presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão. Foi colaborador de Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes para a elaboração do 1º Livro de Regras de Futebol de Salão editada no mundo, em 1956.

Apesar das divergências, o que se conclui é que o Futebol de Salão, nasceu na Associação Cristã de Moços, na década de 30 em Montevidéu ou na década de 40 em São Paulo.

Jogadas do Falcão

Veja aqui algumas das jogadas do craque Falcão.